Organizações econômicas dos Territórios Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe iniciam criação de rede solidária

O encontro contou com exposição de produtos feitos por grupos produtivos de mulheres.

 

Por Aline Queiroz - Comunicação Pró-Semiárido/SDR

Durante a realização do 1° Encontro Territorial das Organizações Econômicas Solidárias dos Territórios Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe foi iniciado o processo de criação da rede, que irá agregar 25 grupos produtivos voltados para o processamento de alimentos, apoiados pelo Governo do Estado. O evento foi realizado pelo Pró-Semiárido nos dias 28 e 29 de outubro, em Jacobina, e contou com a participação de agricultores e agricultoras familiares, equipes técnicas e parceiros.

Na programação foram abordados temas importantes para a organização e o desenvolvimento desses grupos, como a economia solidária e o acesso a mercados, papel dos órgãos fiscalizadores, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e associativismo. Uma comissão foi formada para a elaboração do plano de trabalho, que resultará na formação da rede.

  

A coordenadora local do Pró-Semiárido, Rejane Magalhães, explicou o objetivo do encontro: “Essa atividade foi pensada como uma das estratégias de sustentabilidade do Pró-Semiárido, no âmbito dos dois Territórios de Identidade, para promover a união e a troca de experiência entre os grupos e compartilhar informações relevantes, para subsidiar a formação de uma rede forte para dar sustentação às suas ações após a saída do projeto”, assinalou.

O Governo do Estado tem investido nos grupos produtivos com a construção ou reforma de cozinhas comunitárias, aquisição de equipamentos, fardamentos e barracas para comercialização, em capacitações e no assessoramento técnico continuado a esses grupos coletivos. Para o presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina e prefeito de Jacobina, Tiago Dias, a atuação do Pró-Semiárido na região tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar e desenvolvimento econômico das comunidades: “Nós temos desenvolvido uma parceria importante com o projeto e este encontro demonstra o sucesso deste trabalho, que tem transformado as comunidades e a vida das mulheres dos grupos de processamento de alimentos”.

 

Sandra Almeida Silva, agricultora agroecológica – REFAS.

As experiências de cooperativas no acesso a mercados, como as da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), Cooperativa Regional de Agricultores/as Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor) e da Rede de Feiras Agroecológicas Do Piemonte Da Diamantina (Refas) também foram partilhadas durante o evento.

  

Foi realizada ainda a Feira Sabores e Saberes do Pró-Semiárido, com a exposição de produtos desses grupos, como bolos, biscoitos, temperos, geleias, pães, pizzas e licores, fabricados a partir de matérias primas da agricultura familiar.

   

O encontro foi organizado em parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol), Banco do Nordeste, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina e Prefeitura Municipal de Jacobina, com o apoio da Coopag, Coopes, Coopesabor, Refas e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter). O Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

  

Fotos: Ediane Bispo, Comunicadora da Cofaspi e Maita Carvalho, assessora técnica de comunicação da Prefeitura Municipal de Jacobina.
plugins premium WordPress
× Como podemos te ajudar?