Oficina do Projeto Jovens Comunicadores/as discutiu a importância do Cordel para a Comunicação Popular

Por Ediane Bispo e Luna Layse Almeida

As atividades foram realizadas em Jacobina/BA

Em caravanas, jovens de comunidades rurais se deslocaram até Jacobina/BA para participar de mais uma etapa do projeto Jovens Comunicadores/as, onde vivenciaram experiências formativas e troca de aprendizados. As atividades ocorreram nos dias 10 e 11 do último mês de dezembro, com a turma de Mirangaba/BA e, nos dias 12 e 13, com a turma de Caém/BA. Este módulo teve como tema a literatura de cordel e foi o segundo encontro de uma série de atividades previstas.

O projeto Jovens Comunicadores/as integra as ações do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento Rural e Ação Regional (CAR).

Com uma metodologia dinâmica e participativa, as atividades dessa vez foram facilitadas pelo poeta Maviael Melo. A discussão foi sobre o cordel como importante meio de se fazer a comunicação popular, que com uma linguagem simples, próxima do falar sertanejo, trata de forma crítica sobre diversos temas.

Nos primeiros momentos, entre música e declamações de cordel ao som do violão, Maviel Melo apresentou a origem e características da literatura de cordel, descrevendo a estrutura poética em versos, rimas, estrofes – que podem ser em quadra, sextilhas, septilhas, oitava e décima – que conferem ao cordel ritmo e musicalidade. “O cordel é um patrimônio não apenas imaterial, mas emocional e social. Tem o papel de, além de comunicar sobre vários temas, contribuir com as/os jovens nas mobilizações populares em suas comunidades”, destacou Maviael Melo.

Após a familiarização com a estrutura e técnica da literatura de cordel, a turma de jovens era dividida em grupos para a produção das primeiras rimas em sextilhas. Nas primeiras declamações, falaram sobre o lugar de onde vêm, de suas origens, cultura e belezas. Também expressaram os objetivos em participar do projeto Jovens Comunicadores/as e os desafios enfrentados no cotidiano. “Essa oficina nos proporciona aprender a maneira da gente se expressar em forma de cordéis e como fazer a estrutura desses cordéis”, conta a jovem comunicadora Islainy Santos, de Mirangaba/BA.

Ao longo do dia, as/os participantes foram avançando nas rimas, – de sextilhas para décima, – nas quais abordaram temas como a cultura e belezas do nordeste, cidadania, política, violência, entre outros. “Nestes dois dias aprendemos, além do tema do cordel, outros valores importantes, como a união, a trabalhar em grupo, a respeitar as diferenças que as pessoas carregam consigo. Tudo isso devemos levar em consideração”, destacou o jovem comunicador Alan Trindade, da comunidade Alagadiço, em Caém/BA.

Ao anoitecer, tinha noite cultural produzida pelas/os jovens, que apresentaram singularidades de suas comunidades, através da arte, música, teatro e cordéis. Já no segundo dia de atividades com cada turma, logo cedo os jovens já davam continuidade às produções de textos. Ao final, também puderam conhecer histórias e obras de importantes cordelistas brasileiros, a exemplo de Bule-Bule, e socializaram as histórias que leram através de cordéis compartilhados na oficina.

Nas atividades, os Jovens Comunicadores/as dialogaram ainda sobre conjuntura política e direito à comunicação, no intuito de sensibilizar sobre a importância da articulação e mobilização dos coletivos de jovens nas comunidades. “São turmas de jovens que trazem a energia, a irreverência, a alegria e já cientes de seu papel na sociedade e da importância de se comunicar”, ressaltou Maviael Melo.

O Pró-Semiárido é um projeto do Governo do Estado da Bahia, através da CAR, órgão da SDR. Os recursos do projeto são oriundos de Acordo de Empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e a Cofaspi é uma das organizações de assistência técnica que acompanha o Projeto, desenvolvendo atividades em Saúde, Mirangaba, Ourolândia e Umburanas/BA. Outra entidade que também acompanha ações de assistência técnica do projeto é a Cooperativa de Consultoria, Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPESER), que atua em Caém, Várzea Nova e Jacobina/BA.

Jovens de Mirangaba/BA

 

Jovens de Caém/BA
plugins premium WordPress
× Como podemos te ajudar?