Texto: Luna Layse Almeida e Tamara Rangel
Nesta quinta (26), será realizado em Jacobina/BA o Encontro Interterritorial de Agroecologia, com participantes dos Territórios Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru e Bacia do Jacuípe. O evento será um dos processos preparatórios rumo aos encontros estadual e nacional, que vai reunir agricultores/as, povos tradicionais, militantes de movimentos sociais, estudiosos/as e interessados/as na temática.
Os Encontros Interterritoriais estão sendo realizados por organizações da sociedade civil e apoiadores/as em diversas regiões do país, a partir de convocações feita pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Em Jacobina/BA, a etapa interterritorial é organizada pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Associação de Agroecologia da Bahia (AABA) e parceiros/as, com apoio do Programa Pró-Semiárido da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) – Governo do Estado da Bahia.
A programação do Encontro Interterritorial, que será realizado no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus Jacobina, começa às 8h com mesa de abertura. Em seguida, haverá mesa de debate para discutir sobre o tema geral do Encontro: “Agroecologia e Democracia, unindo campo e cidade”, além de dois outros temas de mobilização: “Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”, “Sementes e Sociobiodiversidade”. Já no turno da tarde, serão realizados carrosséis para apresentar experiências agroecológicas e de construção de saberes das famílias agricultoras, alertando para a importância da alimentação saudável, economia solidária, preservação de recursos naturais e o papel da educomunicação na construção de espaços democráticos.
Encontros de Agroecologia – Após as etapas interterritorias e estaduais, será realizado o Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), que vai ocorrer em Belo Horizonte/MG, de 31 de maio a 03 de junho de 2018, ano em que a Constituição Federal de 1988 completa 30 anos. Como oportunidades para a realização de balanços e sínteses coletivas sobre os avanços e desafios do campo agroecológico brasileiro, os Encontros Nacionais de Agroecologia têm exercido papel determinante na afirmação política de segmentos da sociedade que se identificam com a alternativa agroecológica que se constrói de forma descentralizada em todo Brasil.
O IV ENA reunirá cerca de 2 mil representantes regionais e terá parte de suas atividades abertas à população. Para realizar o evento, está sendo realizado financiamento coletivo, por meio da plataforma Catarse. Todos/as podem contribuir com o IV ENA, por meio do link: catarse.me/ivena, além de receber recompensas a depender dos valores da contribuição. A meta de arrecadação é R$ 100 mil para complementar a infraestrutura, logística e comunicação do encontro para todos os participantes. O valor total é equivalente aos custos com transporte, alimentação e hospedagem de 500 agricultores e agricultoras durante o encontro, em média. Mais informações no site: http://enagroecologia.org.br/.