Agricultores e agricultoras da comunidade Sargento, município de Jacobina-BA, se reuniram na sede da associação local para participarem do Diagnóstico Comunitário Participativo do projeto Ater Agroecologia, mediado pela equipe técnica da Cofaspi.
A atividade possibilitou que a comunidade refletisse sobre suas potencialidades e fortalezas, fazendo o resgate da história e cultura local, analisando o estado de conservação de seus recursos naturais, as condições socioeconômicas e os desafios para fortalecer seus sistemas produtivos, a partir do modo de vida e produção agroecológica. Refletiram ainda sobre as relações de gênero e a participação social e produtiva das mulheres e juventudes.
É a partir desse diagnóstico que a equipe do projeto de assistência técnica agroecológica e extensão rural, juntamente com as famílias agricultoras, realizam o planejamento das próximas atividades, formativas e produtivas, levando em consideração as especificidades da comunidade.
O diagnóstico comunitário participativo integra as ações do projeto ATER Agroecologia, do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural. A Cofaspi é a entidade responsável pelo assessoramento técnico agroecológico a agricultores e agricultoras, visando construir estratégias para a convivência com o Semiárido, a segurança alimentar e nutricional, com a adoção de práticas agroecológicas, a conquista de autonomia e geração de renda. Também articula parcerias para a comercialização, o acesso às políticas públicas e a autonomia das famílias agricultoras no enfrentamento das desigualdades sociais.
veja mais fotos:
#AssitenciaTécnicaRuralAgroecológica #Sargento #Cultura #AgriculturaFamiliar