A agroecologia e o bem viver no Semiárido, para além dos aspectos produtivos também considera importante as questões sociais e o bem-estar das famílias agricultoras, como o acesso a políticas públicas de saúde, educação, moradia, saneamento básico.
Nesse sentido, a Cofaspi vem dialogando com a prefeitura de Miguel Calmon afim de firmar parcerias para implementação de tecnologias sociais de saneamento básico rural sustentável, para as famílias agricultoras que já participam do projeto Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica (ATER-A), Cofaspi/Bahiater (@bahiater).
No dia 28/07, em reunião com Galbenia Miranda, secretária de Assistência Social, o coordenador do ATER-A, Robson Aglayton e a técnica de campo Geovana Santos apresentaram o projeto Saúde e Cidadania, que propõe a construção de banheiros eco-eficientes, bacias de evapotranspiração e jardins filtrantes nas residências das famílias agricultoras.
Já no dia 29/07, Galbenia Miranda, juntamente aos secretários Maikon Nunes de Meio Ambiente, Carlos Ernesto de Infraestrutura, o vice-prefeito Marcelo Moral, o engenheiro Ze Mário e agentes do setor de habitação realizaram uma visita à propriedade de Robson Aglayton para conhecer as 3 tecnologias propostas no projeto Saúde e Cidadania.
Robson explicou todo o funcionamento e os benefícios das tecnologias que apresentam baixo custo, integram diferentes subsistemas, possibilitam a economia e o reuso de águas e o desenvolvimento sustentável da unidade de produção familiar.
O projeto vai contemplar, inicialmente 90 famílias e será implantado pela prefeitura de Miguel Calmon em parceria com a Cofaspi, que fará a mobilização e as capacitações.
📸 Fotos: Geovanna Santos @geovannasantos e Luna Layse @lunalayse
📝 Texto: Ediane Bispo @anne.girassol – Comunicação Cofaspi
:
#Agroecologia #AssistenciaTécnica #SaneamentoRural #Saúde #Bioconstrução #TecnologiasSociais #BemViver
@prefmiguelcalmon