Agricultura ancestral, Cultura e Resistência na comunidade Coqueiro de Mirangaba

Na comunidade Coqueiro de Mirangaba, a energia do samba de roda, os sabores da culinária e a beleza natural do lugar, sempre foram um impulso e alento para a resistência de seu povo na luta contra o preconceito racial e pela garantia do direito à terra e ao reconhecimento de território como quilombola.
Mulheres dão boas vindas com Samba de Roda, manifestação cultural da comunidade.
Durante a realização do diagnóstico participativo, a equipe do Ater Agroecologia/Cofaspi identificou a forte participação das mulheres nas atividades formativas e produtivas, seja nos quintais com o urucum e hortaliças, no roçado com o cultivo da banana, do aipim ou do extrativismo de culturas típicas locais como o coco babaçu.
Elas trabalham desde o preparo do solo até a comercialização nas feiras da região. Também foi identificado o grande potencial para o turismo ecológico, gastronômico e cultural.
Na memória, guardam lembranças, de um tempo não tão distante, que faziam mutirões e digitóros, para fazerem o preparo da terra, os plantios ou a colheita, sempre animados com cantorias da tradição local. Atividades com espírito coletivo, solidariedade e que tornavam o trabalho mais leve.
Por meio das metodologias participativas, relataram suas dificuldades de acesso a políticas públicas e o distanciamento de instituições importantes para o fortalecimento da agricultura familiar e do turismo étnico comunitário na comunidade.
  
😷 O encontro aconteceu na sede da associação comunitária, respeitando as medidas de combate à Covid-19, a fim de evitar a proliferação do vírus.
🤝🏼O Ater Agroecologia é uma ação do Governo do Estado/Bahiater, que assessora agricultores/ras, construção de estratégias para a convivência com o Semiárido, a exemplo da produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos, com a partilha de saberes sobre práticas agroecológicas, buscando parcerias para a comercialização, o acesso às políticas públicas e a autonomia das famílias no enfrentamento das desigualdades sociais.
Os próximos passos é realizar um seminário de planejamento produtivo, com base nos dados e análises do diagnóstico.
Veja mais fotos:
📃📷 Texto e Fotos – Ediane Bispo @anne.girassol – Comunicação Cofaspi
plugins premium WordPress
× Como podemos te ajudar?