São as duas primeiras do Estado construídas através de mobilização de recursos, frente aos corte de recursos do Governo Federal para o Programa Cisternas.
Por Ediane Bispo e Luna Layse Almeida/Comunicação Cofaspi
“Fome e sede não se aceita/ muito menos indigência!”. Imbuídos desse verso da poetisa Luna Layse Almeida e do poeta Agnaldo Rocha, com músicas e poesias populares que evocam a memória e os sentimentos de luta e resistência, a comunidade Várzea, em Jacobina/BA, inaugurou as duas primeiras cisternas da Bahia construídas com recursos campanha Tenho Sede – da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Também participaram do ato celebrativo e político, movimentos sociais e representantes de poderes públicos.
As tecnologias sociais implementadas pela Cofaspi, uma das organizações da rede ASA Bahia, contemplaram as famílias de Creusa Santana e Nilson Nonato; e a de Viviane Silva e Robério Santos. Com as cisternas de 16 mil litros elas terão água potável para beber e cozinhar. Junto à chegada da tecnologia, as famílias participaram de capacitações para o bom uso e gerenciamento dos recursos hídricos, com produção de alimentos visando melhorar a segurança alimentar e nutricional e lhes garantir mais autonomia.
“Há poucos dias eu ainda tava vivendo (essa história da lata na cabeça). Pegando água barrenta, do mesmo tanque que bebe os animais, para cozinhar. Mudava até o sabor do chá e a cor dos pratos (…). Que essa história fique realmente no passado. E que outras famílias possam estar sorrindo igual nós, alegres com a cisterna juntinho de casa.”, disse a agricultora Creusa Silva, que relembrou ainda os tempos de infância, quando havia períodos em que sua família tinha apenas três litros de água para o banho e já vivenciava a lida de buscar água em tanques, carregada nos baldes e bacias.
Para a comunidade e as organizações sociais presentes no evento, o início das construções de cisternas da Campanha Tenho Sede representa uma conquista. Visibiliza a urgência de garantia do acesso à água. Um direito que não chega a todas as famílias e pode demorar a ser garantido, já que o Programa de Cisternas sofreu o maior corte de recursos do Governo Federal nos últimos quatro anos.
É diante desse cenário que a ASA – responsável por já ter construído mais de um milhão de cisternas no Semiárido com apoio de recursos públicos -, se mobiliza por meio da Campanha Tenho Sede, fazendo arrecadação em todo o território nacional.
Inauguração – No ato político realizado em Jacobina/BA, foi celebrada a entrega das cisternas e falas políticas com reflexões sobre as estratégias para a superação das desigualdades, buscando garantir acesso a direitos fundamentais como a água, principalmente para os povos do campo, com ações que podem também ser planejadas no âmbito local, fazendo ver os papéis de cada ator e atriz social presente no evento de inauguração das tecnologias.
“Essas políticas públicas não precisam ser exclusivamente federais ou estaduais . Os municípios também podem fazer algo. É uma questão de economia também, porque se você passa o ano todo atendendo as famílias com o carro pipa, a gestão vai gastar mais à longo prazo, do que para fazer a construção de uma cisterna como essa em cada casa”, destacou Robson Aglayton, coordenador de projetos da Cofaspi.
Ao longo do evento, outras mensagens expressaram o sentimento da necessidade de construção coletiva da Campanha Tenho Sede, a fim de que se fortaleça e se amplie com a solidariedade de pessoas ou instituições dispostas a contribuir para que mais famílias do Semiárido tenham cisterna de consumo humano. “Que a representação pública aqui presente abrace também essa Campanha como pauta de política, não deixe só com as organizações sociais e o povo labutando. Chamem isso para si. Apresentem projetos para atender as necessidades e prioridades das comunidades” destacou Romilson Souza, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
A campanha #TenhoSede é uma ação nacional da ASA. Faça parte deste projeto. Para doar, acesse o site: tenhosede.org.br e contribua para que mais famílias tenham água limpa de beber ao lado da casa. Para mais informações, acesse as redes sociais da @articulasemiarido e da @asabahia. Ou entre em contato, por meio do telefone: (81) 8255-9946.
Confira galeria de fotos do evento:
Fotos: Ediane Bispo, Camila Dias e Geovanna Santos – Comunicação/Cofaspi