Texto: Caíque Rios – Comunicação COFASPI e agroecólogo
Na última segunda (10), as equipes técnicas da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) e da Cooperativa de Consultoria, Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPSER) se reuniram para um dia de estudos sobre “Agroflorestas no Semiárido”, com atividades teóricas e práticas no Epicentro Payayá, localizado na comunidade rural Tapuio, em Jacobina/BA. A atividade integra ações do Projeto Pró-Semiárido, que tem convênios firmados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia com entidades de assistência técnica, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O dia de estudos começou com rodas de conversa sobre meios e práticas que são adotadas no início da implementação e manejo de uma produção agroflorestal. Os sistemas agroflorestais são reconhecidos enquanto conjunto de técnicas que reúne agricultura, preservação e recomposição ecológica das florestas com produção de alimentos. Sendo que, na região Semiárida pode ser uma alternativa para regenerar a fertilidade dos solos, preservando a vegetação.
Dentre os temas discutidos nas rodas de conversa, também foram socializadas experiências sobre: biodiversidade de produtos para alimentação humana e animal; produção de madeira e árvores ornamentais; recuperação de áreas degradadas; importância de árvores e arbustos nativos, valorizando suas utilidades, retenção de água no solo e produção integrada de animais e vegetais.
As atividades culminaram com plantio de mudas de bananeiras, mulungu, glicídica, carnaubeira, capim, palma, milho e abóbora. O plantio foi feito otimizando os espaços, fazendo consórcios entre plantas e usando a prática de ‘funil’ no plantio de árvores mais duradouras. Esta técnica ajuda a reter água no solo bem como melhorar sua qualidade fazendo uso de adubação orgânica com produtos encontrados no Epicentro Payayá.
“Acreditamos na abundância deste planeta. Para todos. Incondicionalmente. A abundância de alimentos, espaço, beleza vida…”
– Marsha Hanzi.