Homenagem à finalização de fase inicial do Mais Água II, em Caém/BA

Em 12/01/2018 | Por: Comunicação COFASPI

Foto: Alberto Coutinho GOV/BA

Nesta sexta (12), a agricultora Antonina Oliveira e o agricultor Dorivaldo Pinho de Caém/BA receberam do Vice-Governador da Bahia, João Leão, placas simbolizando a finalização da fase inicial do Mais Água II – executado pela COFASPI e financiado pelos Governos da Bahia e Federal. O projeto visa ampliar o acesso à água e a segurança alimentar com a implementação de tecnologias sociais para captação e armazenamento de água da chuva para produção no Semiárido. A entrega ocorreu durante ato político, em que o Vice-Governador representou o Governador da Bahia, Rui Costa.

As placas têm as numerações das últimas tecnologias para armazenamento de água da chuva implementadas em Caém/BA nessa fase inicial, por meio do Mais Água II. No município, foram 42 cisternas calçadão e 30 barreiros trincheira familiar concluídas do Projeto. Tecnologias sociais que têm transformado a vida de famílias agricultoras do Semiárido, com incentivo à produção de alimentos saudáveis e aproveitamento de água das chuvas.

No ato político, o Vice-Governador da Bahia, João Leão, também fez assinaturas de convênios do Pró-Semiárido e Bahia Produtiva. Além de inauguração de obras, com a entrega do Sistema Integrado de Abastecimento de Água das comunidades Monteiro e Bom Jardim; do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da localidade de Cedro e ainda de unidades habitacionais em Várzea Queimada. Também foi feita a entrega de tratores e ambulâncias para municípios da região, bem como, anúncio da implantação de outro sistema de água para as comunidades rurais de Poções, Várzea do Boi, Várzea da Pedra, Várzea Redonda e Zé da Costa, em Caém/BA.

Mais Água II – A COFASPI foi a primeira organização de assistência técnica a finalizar a primeira fase dos contratos Contratos 060 e 061/2014 – convênio 027/2013. Ao todo foram feitas 336 cisternas calçadão e 240 barreiros trincheira familiares, contemplando famílias agricultoras de oito municípios baianos. Durante o projeto, também foram desenvolvidas atividades que incentivam a produção agroecológica, economia solidária, segurança alimentar e nutricional, preservação de recursos naturais, troca de experiências entre agricultoras e agricultores, bem como, a valorização sociocultural nas comunidades rurais.

O Mais Água II é financiado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional/Secretaria de Desenvolvimento Rural; e pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Texto: Luna Layse Almeida – Comunicação COFASPI

Fotografias:

Foto: Luna Layse Almeida

Foto: Alberto Coutinho GOV/BA

Foto: Luna Layse Almeida

Foto: Gutemberg Rios

Foto: Luna Layse Almeida

Foto: Luna Layse Almeida

00

Endereço: Fazenda Alagoinhas, S/N, Zona Rural, Jacobina II - Caixa Postal 52
Jacobina/BA - CEP: 44.700-000 - Fone: (74)3622-0017 | Email: cofaspi@cofaspi.com.br