Naidison recebeu Comenda 2 de julho

Em 26/12/2017 | Por: Comunicação COFASPI

O teólogo Naidison Baptista recebeu a homenagem durante sessão especial na ALBA, em dezembro

Participaram da sessão especial representantes políticos e de organizações dos movimentos sociais

Integrantes da COFASPI participaram, na última quinta (21), de Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em que o teólogo Naidison de Quintella Baptista foi condecorado com a Comenda 2 de Julho. A iniciativa dessa honraria foi proposta pela Deputada Fátima Nunes, que teve a indicação aprovada por deputados e deputadas, na Casa, durante o mês de novembro. A medalha é a mais alta condecoração do legislativo baiano por representar data histórica na Bahia, simbolizando sentimentos motivadores de libertação e emancipação no Estado.

“É significativo a Assembleia homenagear não uma pessoa, mas um coletivo que busca suplementação de políticas que libertem à população. Não sou homenageado sozinho, esse título é de todos os amigos que comigo lutam na perspectiva da implantação dessas políticas: de água, de cisterna, de assistência técnica, da economia solidária, do protagonismo das mulheres, da segurança alimentar, da erradicação do trabalho infantil, da agroecologia”, destacou, emocionado, o teólogo Naidison Baptista.

Também participaram do evento familiares do homenageado; o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; um dos representantes da ASA, Cícero Félix; a Deputada Estadual Neusa Cadori; o integrante do conselheiro de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia, Carlos Eduardo Leite; a coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Elisângela Araújo; o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias; o deputado federal Afonso Florence; o deputado estadual Marcelino Galo; além de representantes de diversas organizações dos movimentos sociais.

Homenageado – Nascido em 9 de maio de 1940, natural de Salvador/BA, Naidison Baptista é filho de Ângelo Ferreira Baptista e Antônia de Quintella Baptista. Coordenador da Articulação Semiárido Brasileiro, é membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar da Bahia, Presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas e ativista do Movimento de Organização Comunitária. A Comenda 2 de Julho foi concedida pela trajetória de lutas e militância de Naidison Baptista por vida justa e digna no Semiárido baiano, resultando em ações como o Programa Cisternas, financiado desde 2003 pelo governo federal, que já construiu mais de um milhão de cisternas na região Nordeste.

Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Comunicação COFASPI

00

Endereço: Fazenda Alagoinhas, S/N, Zona Rural, Jacobina II - Caixa Postal 52
Jacobina/BA - CEP: 44.700-000 - Fone: (74)3622-0017 | Email: cofaspi@cofaspi.com.br