Técnico da COFASPI recebeu intercâmbio em Santaluz/BA

Em 05/02/2018 | Por: Comunicação COFASPI

Intercâmbio na propriedade do técnico Valdinei Oliveira, na comunidade Inchu de Dentro – Santaluz

Durante o XVII Encontro de Produtores Orgânicos (EPO) do Nordeste, o técnico da COFASPI Valdinei Oliveira recebeu intercâmbio de experiências sustentáveis com participação de aproximadamente 70 agricultoras e agricultores vindos dos estados de Ceará, Piauí, Sergipe, Bahia e Pernambuco. Também estavam presentes alguns representantes da ONG SHARE Agriculture Foundation, naturais da África e Colômbia. Um dos objetivos do intercâmbio, realizado no final de janeiro, foi de conhecer a atividade da bovinocultura leiteira desenvolvida na propriedade do técnico Valdinei Oliveira, que está localizada na comunidade Inchu de Dentro, em Santaluz/BA.

“Algo que chamou a atenção dos/as visitantes foi a produtividade. (…) São 11 vacas produzindo em média 300 litros de leite por dia. Eles ficaram muito encantados com isso”, relata o técnico Valdinei Oliveira. Ainda durante o intercâmbio, o anfritião mostrou ainda outras experiências que desenvolve, dentre elas a produção de palma forrageira, principal alimento das vacas leiteiras, e atividades produtivas como suinocultura, caprinocultura e ovinocultura. Na propriedade, a diversificação de criação animal tem sido fundamental para fazer reaproveitamento da sobra de alimentação das vacas, já que a sobra é triturada novamente para servir de alimento à caprinovinocultura. Já a alimentação dos suínos é, principalmente, a partir do soro do leite. “No intercâmbio, todos/as puderam perceber que é possível tirar o sustento da roça”, completou o técnico que também aponta desafios de disponibilidade de água e transporte na comunidade.

O XVII Encontro de Produtores Orgânicos (EPO) do Nordeste reuniu, ao todo, mais de 200 pessoas, em Santaluz/BA, onde a programação também incluiu palestras e comercialização de produtos da agricultura familiar. O evento foi realizado pelo Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santaluz, União Sertaneja, Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (Ascoob), SHARE Agriculture Foundation, Humana Brasil e Fatres, entre outras organizações da agricultura familiar.

Texto: Luna Layse Almeida – Comunicação COFASPI

Fotos: Arquivo

00

Endereço: Fazenda Alagoinhas, S/N, Zona Rural, Jacobina II - Caixa Postal 52
Jacobina/BA - CEP: 44.700-000 - Fone: (74)3622-0017 | Email: cofaspi@cofaspi.com.br