REFAS: Intercâmbio em Tucano/BA

Epicentro: o ponto central de onde parte um movimento sísmico, local que libera a energia. E é isso que Marsha Hanzi vem fazendo a 15 anos no sertão de Tucano-BA através de seus 19ha de área recuperada, o areal antes considerado pobre que está gerando vidas.

Texto: Tamara Rangel

Nos dias 14 e 15 de novembro, a COFASPI realizou o intercâmbio do Projeto Apoio a Rede de Feiras Agroecológicas Solidárias do Piemonte (REFAS), em Tucano/BA, com o intuito de conhecer práticas de permacultura desenvolvidas no “Marizá: Epicentro de Cultura e Agroecologia”. Participaram da atividade, trinta agricultores e agricultoras dos municípios de Ourolândia, Miguel Calmon, Capim Grosso, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Mirangaba, Caém e Jacobina, na Bahia.

No primeiro dia de atividade, após o almoço com alimentos agroecológicos produzidos no sítio Marizá, os/as participantes conheceram a história do Epicentro, contada pela fundadora Marsha Hanzi, antropóloga Suíça-americana que reside no Brasil desde 1976 e foi a precursora da permacultura no país. Em seguida, divididos em dois grupos, foi realizada uma caminhada pelo sítio, onde foram apresentadas as estruturas, áreas de produção e criação animal, além de técnicas de permacultura desenvolvidas ao longo dos 15 anos de trabalho de Marsha Hanzi e sua equipe de trabalho.

Já o segundo dia do intercâmbio iniciou com uma oficina de compostagem, onde os/as participantes realizaram um mutirão para coletar diversos materiais e juntos trabalharam na produção do composto orgânico de palma, sisal, babosa, esterco de aves e palhada. Os/as agricultores/as também participaram de uma roda de conversa sobre “Os nutrientes do solo e a cura através dos alimentos”, em que puderam trocar saberes a respeito das necessidades nutricionais do solo e o plantio de alimentos saudáveis. Durante a tarde, todos/as participaram ainda de um passeio pela comunidade para conhecer o desenvolvimento da agricultura na vizinhança e um nova área adquirida por Marsha Hanzi e seu sócio Luiz Carlos para realização de mais um experimento de recuperação.

Por fim, os/as participantes avaliaram as vivências durante o intercâmbio, destacando as novas técnicas de produção agroecológica e convivência com o Semiárido que aprenderam no Epicentro, por meio dos conhecimentos compartilhados.

“A palavra ‘paraíso’ vem do persa ‘paradiso’, que quer dizer ‘jardim’. Se transformarmos nosso modelo agrícola em jardim, o planeta tem tudo pra se transformar em paraíso” (Marsha Hanzi)

Foto: Tamara Rangel
plugins premium WordPress
× Como podemos te ajudar?