Projeto Cisternas

Em 13/08/2015 | Por: Comunicação COFASPI

familia-cofaspi

As implementações de tecnologias sociais de captação de água da chuva para consumo humano, também conhecido como cisternas de primeira água tem assumido nos últimos anos uma crescente importância na COFASPI. Fruto do crescimento de políticas de democratização do acesso à água no Estado da Bahia e no Brasil, as cisternas são reservatórios de captação e armazenamento de água pluvial, com capacidade de 16 mil litros. Construída com placas de cimento, as cisternas são, em muitos casos, a única fonte de água potável para algumas famílias que moram na zona rural do Semiárido baiano.

Nos últimos anos, a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI), vem contribuindo para melhoria o avanço das políticas de democratização de acesso à água nas regiões onde atua, se tornando parceria das famílias que vivem no campo nessa luta árdua e cotidiana. Através do “Projeto Cisternas: Captação de Água para Consumo Humano no Semiárido Baiano”, a entendide milhares de tecnologia entre 2012 e 2014.

O objetivo principal do Projeto Cisternas é contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde de famílias no semiárido baiano, através da captação e disponibilização de água de qualidade para consumo humano. Os participantes do Programa são famílias de baixa renda da zona rural de municípios do semiárido baiano, que não disponham de fonte de água ou meio suficientemente adequado de armazenar os recursos hídricos necessários para o suprimento das suas necessidades.

Segundo os críterios estabelecidos pelos Governos federal e estadual, para participar do projeto a família deve estar enquadrada nos critérios de elegibilidade do CAD Único e Programa Bolsa Família, do Governo Federal, ainda que não tenha sido beneficiada por aquele programa até o momento nos territórios da identidade Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuri.

Vale ressaltar também que o Projeto Cisternas foi executado pela COFASPI, por fruto de um convênio celebrado entre a entidade e o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES, com o apoio do Ministério Social e Combate á Fome MDS, atendendo os municípios de Serrolândia, Jacobina, Caém, Miguel Calmon, Mirangaba, Umburanas e Várzea Nova, que, alpem de receber a construção das tecnologias, participaram da capacitação de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), com temas diversos para as famílias, pedreiros, agentes comunitários de Saúde e Endemias, Jovens e lideranças locais.

00

Endereço: Fazenda Alagoinhas, S/N, Zona Rural, Jacobina II - Caixa Postal 52
Jacobina/BA - CEP: 44.700-000 - Fone: (74)3622-0017 | Email: cofaspi@cofaspi.com.br