Oficina de Formação para ACA’s e ACR’s do Bahia Produtiva foi iniciada nesta quinta (18)

Em 18/01/2018 | Por: Comunicação COFASPI

A oficina de formação dos ACA’s e ACR’s está sendo realizada na sede da COFASPI, em Jacobina/BA

Na manhã desta quinta (18), a equipe da COFASPI iniciou uma oficina de formação dos Agentes Comunitários Rurais (ACR’s) e Agentes Comunitários de Apicultura (ACA’s) do Bahia Produtiva. A cooperativa é uma das organizações responsáveis pela prestação de serviços de assistência técnica do Projeto, fazendo o acompanhamento de 12 organizações produtivas da agricultura familiar e empreendimentos da economia solidária que foram selecionados para receber investimentos após concorrer a editais de apoio a cadeias produtivas. O Bahia Produtiva tem objetivo de investir na inclusão produtiva e acesso a mercados de agricultores/as baianos/as, sendo financiado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Grupo Banco Mundial.

“A COFASPI foi contratada para fazer o papel de assistência técnica e extensão rural (Ater) e o nosso entendimento sobre o significado dessa assistência é muito amplo. Neste sentido, a gente acredita que essa Ater vai ajudar nos processos produtivos dos empreendimentos apoiados pelo Bahia Produtiva. (…) Então, o nosso intuito é que o empreendimento funcione e tenha assistência técnica, mas que a gente também possa caminhar no planejamento da comercialização que ainda é um ‘gargalo’ para a agricultura familiar”, destacou o diretor presidente da COFASPI, Leonardo Lino, durante a abertura da oficina.

Ao todo, a cooperativa está acompanhando, na etapa inicial do Projeto, 12 associações comunitárias dos territórios Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe, realizando visitas técnicas, reuniões, encontros e oficinas de formação, dentre outras atividades. “Estamos trabalhando para garantir dignidade, condição e apoio às famílias do campo”, ressaltou o gerente regional da CAR, Eduardo Menezes. Nesse processo, os/as jovens das comunidades rurais que atuam nas funções de ACA’s e ACR’s, após o processo seletivo nas associações, têm dentre as suas funções o papel de assessorar e fazer acompanhamento das famílias agricultoras que integram o Projeto.

Durante o primeiro dia da oficina de formação, os/as participantes dialogaram sobre as funções de cada ator/atriz fundamental na construção de ações do Bahia Produtiva, destacando qual a atribuição de cada um/a nas etapas do Projeto. “Todos/as estamos interligados e por isso precisamos compreender de modo mais claro qual é o papel de cada um/a”, destacou a pedagoga do Projeto, Nara Lígia Almeida. Após dinâmica para distinguir e compreender a importância do trabalho coletivo para desenvolver as atividades previstas com intuito de fortalecer o trabalho das associações comunitárias, o diálogo sobre gestão de convênios foi mediado pela assistente territorial do Bahia Produtiva, Lara Mícia, a fim de esclarecer dúvidas dos ACA’s e ACR’s. A oficina segue com programação até esta sexta (19), quando haverá uma atividade sobre a elaboração de diagnósticos nas comunidades rurais.

Texto e fotos: Luna Layse Almeida – Comunicação COFASPI

 

00

Endereço: Fazenda Alagoinhas, S/N, Zona Rural, Jacobina II - Caixa Postal 52
Jacobina/BA - CEP: 44.700-000 - Fone: (74)3622-0017 | Email: cofaspi@cofaspi.com.br