Conheça a COFASPI

Em 13/08/2015 | Por: Comunicação COFASPI

QUEM SOMOS

quem-somos-img-002

A Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) é uma Entidade social que têm por objetivo proporcionar aos agricultores e agricultoras familiares, assessoramento técnico em suas atividades agropecuárias, com a finalidade de promover uma agricultura economicamente viável, ecologicamente equilibrada, socialmente justa e culturalmente adaptada, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região onde atua.

Dessa forma, a COFASPI busca conhecer a realidade de cada comunidade, envolvendo , para isso, as três dimensões da sustentabilidade: a ambiental, a social e a ecológica. Através da execução de diversos projetos e atividades, a Cofaspi contribui de forma decisiva para a integração de tais objetivos com as relações de gênero e da realidade da juventude rural, valorizando, para tanto a cultura e organização socioeconômica das comunidades com as quais trabalha.

Em outras palavras, a COFASPI trabalha para construir reflexões mais críticas e aprofundadas acerca das dinâmicas existentes na realidade social, cultural e econômica de agricultores e agricultoras familiares, fornecendo subsídios para a construção de alternativas eficientes e efetivas para a transformação das limitações e potencialidades detectadas e analisadas.

Estatutariamente, a COFASPI tem sua área de atuação em toda a região Nordeste. No entanto atua prioritariamente no Território Piemonte da Diamantina (Bahia), mais especificamente nos municípios de  Umburanas, Ourolândia, Mirangaba, Saúde, Várzea Nova, Caém, Jacobina, Miguel Calmon e Serrolândia. Além disso, a Entidade desenvolve trabalhos em  alguns municípios do Território Piemonte Norte do Itapicuru, através do Projeto Mais Água e P1+2, sedo eles as cidades de Filadélfia, Caldeirão Grande, São José, Ponto Novo e Pindobaçu.

Fortalecendo setores da sociedade antes excluídas da construção de das políticas públicas (como mulheres e jovens) a COFASPI se notabiliza por ressaltar o papel dos diversos sujeitos sociais na construção de um processo firme e duradouro de segurança alimentar e nutricional das famílias. Nesse processo o trabalho com as mulheres merece destaque, uma vez que estas são as principais responsáveis pela alimentação da família e geralmente cultivam e criam nos quintais de casa, alimentos para o consumo interno.

Dessa forma, agregando consciência ambiental, social e ecológica as atividades a COFASPI busca fortalecer a família, homens, mulheres, jovens e crianças, envolvendo-os em todo o processo produtivo e reprodutivo, permitindo assim uma reflexão sobre a importância de cada um para a sustentabilidade do agroecossistema e da comunidade, possibilitando a construção de alternativas baseadas nas potencialidades e limitações de cada grupo.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

quem-somos-img-001

A história da COFASPI começa com a criação da Cooperativa de Crédito Rural do Piemonte  (ASCOOB Credimonte), que tinha como principal proposta de ser um instrumento para promover o Desenvolvimento Local Sustentável, fomentar a Agricultura Familiar, promover a cidadania aos agricultores e agricultoras, visando a ampliação do Cooperativismo de Crédito, com o fornecimento de serviços financeiros para a população de baixa renda, fortalecendo principalmente o aspecto “socioeconômico” das comunidades.

Os membros da antiga ASCOOB, preocupados com o distanciamento dos serviços de Assistência Técnica prestados pelo Estado e, pelo modelo de agricultura desenvolvida na região, deram início a uma série de reuniões para tratar estas questões. Foi quando se constatou a presença de alguns Técnicos Agrícolas e Agrônomos no quadro de sócios, assim como agricultores de notório saber e iniciou-se o processo de constituição de uma Cooperativa de Assistência Técnica e Extensão Rural, sob a denominação de Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar da Região do Piemonte (COFASPI).

Constituída em Assembleia Geral no dia 24 de maio de 2003, como uma Cooperativa de responsabilidade limitada, através de uma sociedade de pessoas e sem fins lucrativos a primeira equipe da Cooperativa iniciou seu trabalho no sentido de proporcionar aos agricultores e agricultoras familiares, assessoramento técnico em suas atividades agropecuárias. Naquela época a ideia era promover uma agricultura economicamente viável, ecologicamente equilibrada, socialmente justa e culturalmente adaptada.

Em outras palavras, a COFASPI começou sua caminhada rumo á promoção de projetos e ações direcionados ao desenvolvimento sustentável da região onde atuava. Nesse sentido, para alcançar os objetivos sociais, em comunhão com o desenvolvimento territorial rural sustentável, a Entidade se tornou um grande ponto de partida para muitas das lutas de agricultores e agricultoras familiares na perspectiva da Convivência com o Semiárido, da Segurança Alimentar e Nutricional, do Cooperativismo/Associativismo, da Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial.

Em mais de 12 anos de atuação, a COFASPI vem estabelecendo articulações, parcerias, convênios, e contratos com diversos atores sociais e agentes públicos, a exemplo do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), União Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Associação Nacional das Cooperativas de Crédito da Economia Familiar Solidária (ANCOSOL), Prefeituras Municipais, Governos Estadual e Federal – Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes / Superintendência da Economia Solidária (SETRE/SESOL), Secretaria da Agricultura, Irrigação, Reforma Agrária, Aquicultura e Pesca / Superintendência da Agricultura Familiar (SEAGRI/SUAF).

Atualmente a COFASPI possui sua sede social e administrativa na cidade de Jacobina – BA, com inscrição no CNPJ sob o n° 06.102.236/0001-15, possui reconhecimento de utilidade pública municipal por meio da Lei n° 668 de 06 de maio de 2004 e encontra-se inscrita na Lei Autorizativa do Estado n° 10.622 de 31/05/2007.

00

Endereço: Fazenda Alagoinhas, S/N, Zona Rural, Jacobina II - Caixa Postal 52
Jacobina/BA - CEP: 44.700-000 - Fone: (74)3622-0017 | Email: cofaspi@cofaspi.com.br